Um seminário completamente diferente. Nada de grandes conferencistas ou a palestra do nome do ambientalismo do momento. No seminário “Ação Jeniparana...estamos te ouvindo”, os protagonistas serão as crianças e adolescentes da iniciativa Protetores Ambientais em Ação, um projeto que faz parte do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana. As estrelas deste evento irão debater sobre meio ambiente e recursos hídricos, como gente grande, na próxima sexta-feira, dia 24, às 14h, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.
O Seminário é um momento ímpar e de reta final do Protetores Ambientais em Ação. O Protetores é uma iniciativa que ampliou o Comitê Infanto Juvenil do Rio Jeniparana, permitindo agregar crianças a partir dos 5 anos de idade, e tem o apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
Para este evento, os membros do Comitê foram buscar na língua Tupi-Guarani a palavra “Açã”, que quer dizer grito/gritar, para fazer um alerta para realização de efetivas ações para salvar o Jeniparana. E para isso na programação do evento, as crianças e adolescentes irão comandar mesas redondas para dialogar sobre os recursos hídricos com deputados estaduais, vereadores, secretários de meio ambiente, empresários, gestores e outros.
Ainda durante o seminário, além das mesas redondas, haverá apresentação cultural, exposição de objetos e materiais confeccionados pelas crianças da iniciativa, e homenagens às pessoas que se destacaram na luta pelo meio ambiente.
Toda a dinâmica do seminário será realizada pelas crianças e adolescentes, para que possam ser certificados pela iniciativa Protetores Ambientais em Ação. O seminário é como o trabalho de conclusão de curso. A coordenação dos trabalhos é do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana.
Trajetória - O Comitê surgiu em 2011, com apoio do Fonasc.CBH e de 8 escolas comunitárias. É um projeto de educação ambiental, cuja iniciativa visa engajar a juventude no andamento das políticas públicas no Maranhão, em especial, na preservação e conservação dos seus recursos hídricos. O Comitê é o primeiro projeto nesta faixa etária (11 a 15 anos) instituída no Brasil, é pioneiro no Maranhão e foi inspirado no modelo criado no município de Maracanaú no Ceará. A experiência do CIJBHRJ foi premiada nacionalmente, em 2015, como a melhor prática em educação para gestão de recursos hídricos, durante o 13º Encontro Interbacias, em São Pedro-SP.
De lá para cá muita coisa aconteceu. Em 2016, o Comitê avançou em suas ações e deu início à iniciativa Protetores Ambientais em Ação, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Esse projeto terá duração de 1 ano e vai atender a 180 crianças de forma direta e mais de 2 mil de forma indireta. Esta iniciativa, que surge a partir do Comitê, permitiu agregar crianças mais novas na faixa etária de 5 a 11 anos, para que se tornem agentes multiplicadores dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente.
Boa tarde!
Encaminho a você o convite do Seminário "Açã Jeniparana...estamos te ouvindo", que será realizado no próximo dia 24 de março, às 14h, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa. O evento é uma ação das crianças de nosso projeto em educação ambiental.
Segue o release para divulgação, na qual conto com vosso apoio e também a cobertura para o dia do evento.
Cordialmente
Suyane Scanssette - Ascom Fonasc.CBH
(98) 99135-2197 (whatsapp)
(98) 3303-6557 (escritório Fonasc.CBH)
Nenhum comentário:
Postar um comentário